top of page

Em 2016, o Instituto Brasileiro de Direito Processual deu início ao Projeto Mulheres no Processo Civil Brasileiro, cujo principal objetivo é evidenciar a mulher brasileira como pensadora, pesquisadora e produtora de conhecimento no âmbito do direito processual. Alinhado com iniciativas semelhantes na sociedade em geral e também no universo jurídico, o projeto quer chamar a atenção da comunidade jurídica em geral para duas questões centrais: primeiro, há muitas mulheres altamente capacitadas e qualificadas, que podem e devem ocupar espaços nos eventos, palestras, aulas, livros e demais iniciativas do universo acadêmico. Segundo, que é preciso intensificar medidas para abrir espaço para as jovens processualistas, para que prossigam no desenvolvimento dos seus estudos.

A somatória dessas iniciativas almeja diminuir a dessimetria existente hoje no espaço ocupado por homens e mulheres nas universidades e no meio acadêmico.

A caminhada já se iniciou e é contínua. Mas a estrada é longa e ainda há muito por fazer. E a participação, diálogo e apoio de todos é essencial.

Por isso, o INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL - IBDP está organizando o III Congresso Mulheres no Processo Civil Brasileiro, a ser sediado em Belém/PA, em outubro de 2017, na Devry|FACI.

O III Congresso Mulheres no Processo Civil Brasileiro tem por objetivo viabilizar a criação de um ambiente acadêmico-científico com mulheres palestrantes, em sua grande maioria e homens, além de premiação para o melhor trabalho acadêmico feminino.

Na mesma oportunidade será conferido o Prêmio IBDP (Instituto de Direito Processual Civil) –Suzy Elizabeth Cavalcante Koury aos dois melhores artigos científicos escritos por jovem estudante do processo civil e por mestres/doutorandas estudiosas do processo civil, e será entregue no encerramento oficial do III Congresso Mulheres no Processo Civil Brasileiro, a ser realizado no dia 27 de outubro de 2017.

Quem Somos

bottom of page